quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Convidados internacionais 2013. 2. Renaud Chavanne.

O segundo convidado internacional é Renaud Chavanne, que tem trabalhado de uma forma sistemática, para não dizer sistémica, em torno das questões sobre a composição formal da banda desenhada, isto é, a estruturação das vinheta num plano visual específico.
Tendo estudado filosofia e árabe, Renaud Chavanne desdobrou-se em funções, desde consultor informático a jornalista e poeta digital, tendo escrito e publicado muito nessas áreas respectivas, chegando mesmo a fundar uma empresa do ramo da informática.
No que diz respeito à banda desenhada, o seu interesse vem desde a adolescência, tendo sido argumentista para um par de projectos. Já numa fase mais crítica e de análise, Chavanne contribuiu para os “fanzines académicos” Bananas, desde 1995, e depois a Critix, a partir de 2000. É nessas páginas que se começa a esboçar uma abordagem meticulosa que tenta sistematizar o seu estudo sobre as várias formas de organizar as vinhetas numa página, ou prancha, por variadíssimos autores nos mais díspares contextos, de maneira a que emergissem modos recorrentes e tipificados que pudessem, por sua vez, servir de ponto de partida para análises formais e apreciações críticas e históricas dos trabalhos. De certa forma bebendo dos primeiros passos feitos por autores tais como Pierre Fresnault-Deruelle, Benoît Peeters e Thierry Groensteen, Chavanne aprofundaria e sistematizaria esta questão em particular de um modo acabado (o que não implica a necessidade de contínua construção).
Um primeiro fruto dessa pesquisa aturada seria o livro Edgar P. Jacobs & le secret de l’Explosion (PLG, 2005; crítica do Lerbd aqui), dedicado exclusivamente a uma das referências mais populares da banda desenhada belga. Esse projecto estender-se-ia a um corpus alargadíssimo de autores, estilos, escolas, plataformas económicas, momentos históricos e localizações geográficas, com o monumental Composition de la bande dessinée (PLG, 2001; crítica do Lerbd aqui), o qual se tornaria de imediato uma ferramenta indispensável para estudar e pensar estas mesmas questões.
A presença de Renaud Chavanne em Lisboa é assegurada graças ao apoio da Nouvelle Librairie Française e o FIBDA. O autor ainda participará de uma pequena conferência informal no Lycée Français Charles Lepierre, em Lisboa.
Site do autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário