quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Convidados internacionais 2013. 1. Ann Miller.

A primeira convidada internacional das CBDPT de 2013 é a Professora Doutora Ann Miller, que tem feito um trabalho notável no que diz respeito à facilitação do diálogo entre as várias frentes académicas existentes e a banda desenhada enquanto campo passível desse estudo, à divulgação e estudo aprofundado da banda desenhada de expressão francesa junto a um público anglófono (levando a que, em inglês, se distinga a “bande dessinée” dos “comics”), e através de uma série de abordagens que contribuem para o estudo da autobiografia em banda desenhada e o seu estudo narratológico.
Doutorada em Newcastle, trabalhou durante anos como professora e formadora de professores, ocupando a partir de 1997 um cargo académico na Universidade de Leicester, onde se tornaria Senior Lecturer em Francês até terminar as suas funções enquanto professora a tempo inteiro, em 2010. Hoje é University Fellow dessa mesma universidade.
Os seus temas de investigação principais gravitam, para além da banda desenhada, em torno da literatura e do cinema francês.
Em 2007 publicaria Reading bande dessinée: critical approaches to French-language comic strip (Intellect), fundamental e importante volume que introduz, de certa forma, os investigadores de banda desenhada a várias das perspectivas disciplinares passíveis de aplicabilidade sobre essa área creativa (da narratologia às análises permitidas pelos Cultural Studies, não descurando os enquadramentos históricos e sociais). Crítica do Lerbd aqui.
Foi co-editora, com Natalie Edwards and Amy Hubbell, e tradutora do volume Textual Visual Selves, Photography, Film and Comic Art in French Autobiography (Nebraska University Press, 2011), contribuindo com um artigo sobre autobiografia na banda desenhada francófona.
É ainda uma das três editoras fundadoras da revista bianual académica European Comic Art, e traduziu o volume Bande Dessinée et Narration de Thierry Groensteen (Comics and Narration, Mississippi University Press, 2013).
Presentemente está a trabalhar em dois volume em colaboração. Um com Bart Beaty, traduzindo textos teóricos francófonos (a sair pela Universidade de Louvaina) e outro com Murray Pratt, intitulado Approximately Autobiographical (a sair pela Universidade do País de Gales), sobre autobiografia em banda desenhada francesa.
A presença de Ann Miller nas CBDPT deve-se ao apoio da FCT e do FIBDA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário