quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Convidados Internacionais: 1. David Kunzle

Professor Emeritus do Departamento de História da Arte na UCLA (E.U.A.), David Kunzle (Birmingham, 1936) é, na apreciação de muitos, um dos fundadores daquilo que se chama hoje de Estudos da Banda Desenhada ("Comics Studies"). O seu estudo criou um substrato importantíssimo (e, de certa forma inultrapassado até à data) de levantamento, escopo e estudo ontológico desta arte, que pede para se criarem os discursos que se seguem numa relação com ele. Aqui poderão ler em português uma tradução de um excerto da sua obra.
Seguidor de Gombrich, o Professor Kunzle é autor de dois monumentais volumes intitulados The History of the Comic Strip, obrigatórios para uma introdução e estudo balizado da história - no seu mais verdadeiro sentido disciplinador - da banda desenhada: o 1º volume, The Early Comic strip: Narrative Strips and Picture Stories in the European Broadsheet from c. 1450 to 1825, data de 1973, e o segundo, The Nineteenth Century, de 1990 (ambos pela University of California Press). Em 2007, publicaria Rodolphe Töpffer: The Complete Comic Strips, a mais compreensiva edição da obra da "littérature en estampes" do autor suíço, com fac-símiles e tradução em inglês e o volume-companheiro, Father of the Comic Strip: Rodolphe Töpffer, que reuniria e coordenaria as suas investigações em torno dessa figura fundamental (ambos pela University Press of Mississippi). [Nota: todos estes volumes estão disponíveis no LEBD].
O Professor Kunzle é também autor de muitos outros volumes que estudam o ponto de encontro entre a História da Arte e da Cultura Popular, estudando murais e posters políticos (ele é membro fundador da ), moda e fetichismo, entre outros temas. É também, mas recentemente, actor amador.
O seu "keynote" nas CBDPT será sobre Töpffer enquanto "diletante".
Nota: a visita do Professor Kunzle é possível graças à UCLA e ao IFP. Os nossos profundos agradecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário